segunda-feira, 9 de maio de 2011

Como cuidar de coelhos!


Olá!!

Eu sei que a páscoa já passou e eu sei também que um bando de crianças ganhou um coelho de presente. O que ninguém pensa antes de comprar um coelho lindinho de estimação é que ele necessita de atenção e cuidado tanto quanto um cachorro ou um gato e que as crianças perdem logo o interesse (existem exceções ou não para isso). Resolvi então agregar informações sobre esses seres fofos e lindos (eu tenho um, lindo e fofo também hehehe) e como você pode cuidar melhor dele. Hoje além das “lebres” também existem raças especializadas para estimação que são os mini coelhos, esses cuidados servem para os dois tipos, somente medicamentos e vermifugação o melhor é vocês consultarem antes um veterinário especializado e nunca a casa agropecuaria em que não tenha um, eles nem sempre sabem o certo para seu animal e estão muito mais acostumados com animais maiores.

- Coelhos vivem de 7 a 10 anos, pense antes de levar um para sua casa, se você tem o tempo, o espaço e a atenção necessários;

- Se ele for viver em uma gaiola ela deve ser limpa frequentemente, faça chuva ou sol, também deve ter o espaço adequado para que seu bichinho se sinta confortável e faça suas atividades normais. Coelhos precisam de exercício, não mantenha-o somente na gaiola;

-Coelhos bebem água, apesar de muita gente achar que não, água limpa e fresca regularmente, mesmo que você não tenha um bebedouro especializado para eles;

- Eles são extremamente sensíveis e estressam muito facilmente, cuidado ao manuseá-los, nem todos gostam de ficar no colo ou de ser apertados frequentemente, eles sofrem lesões muito facilmente e a maioria delas não há tratamento, acarretando a morte de seu bichinho. CUIDADO COM AS CRIANÇAS;

- Eles são muito mais felizes com a companhia de outro coelho ou de um dono mais atencioso, se você não pode prover isso pense bem antes de adotá-lo;

- Coelhos comem duas vezes por dia geralmente, cenoura por mais cliche que seja engorda, portanto dê uma alimentação balanceada ao seu bichinho, hoje existem rações especializadas já. Se quiser você também pode dar folhas verde-escuro (brocólis, couve, etc...);

- Seus dentes crescem constantemente, se você não o alimenta com ração ou ele não tem algum brinquedo, dê um pedaço de madeira, seus dentes precisam de manutenção ou eles terão que ser aparados cirurgicamente e isso gera um transtorno tanto para o dono quanto para o animal;

- Observe sempre seu animalzinho, se alguma coisa estiver diferente leve-o imediatamente até o veterinário de sua confiança, não faça auto medicação, eles podem estressar pelo manuseio e até vir a óbito quando o problema era muito menos que isso.

Acho que os pontos mais importantes estão aqui, se você ainda estiver na dúvida, procure um profissional e se informe. A páscoa gera uma preocupação enorme às instituições de proteção animal pelo abandono desses animaizinhos. Não seja inconsequente, adote sim, mas quando você pode prover o bem estar desse animalzinho.

Eu fico por aqui!!!

8 comentários:

  1. Depois de ler o post, acho melhor continuar com coelho só de chocolate msmo! kkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Ai coitadinhoss!! eles sao umas fofuras e nao dao tanto trabalho assim nao, sao apenas cuidados de rotina na vida d qualquer animalzinho d estimaçao,boa alimentaçao, limpeza adequada e muito carinhoo! eu apoio a adoçao d coelhos =)

    ResponderExcluir
  3. ganhei um coelhinho hoje, e já me apaixonei...:)
    já estou fazendo pesquisas pra saber como cuidar deles. me ajudou bastante, obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Fui adotada por uma coelhinha na noite passada e ela é bem agitada e come o dia todo, ela é fofa e já estamos apaixonados, problema é só o tempo que é escasso e um amiguinho...mas vamos dar um jeito...foi um presente de Deus, pois qdo é que iria imaginar que apareceria um coelho no meu jardim...

    ResponderExcluir
  5. Fui adotada por uma coelhinha na noite passada, ela apareceu no meu jardim...fofinha e super esperta...Nina...

    ResponderExcluir
  6. tenho 2 coelhos estou cuidando bem direitinho deles são lindos e fofinhos

    ResponderExcluir
  7. Moro numa pequena chácara no meio de uma cidade pequena e apareceu um coelho aqui muuuito fofo, ele não sai mais daqui de casa já que tem um bom espaço verde pra ele correr, muitas madeiras, pasto.. quase todo dia eu vejo ele e quando vejo eu dou um pedaço de couve, brócolis ou cenoura pra ele...
    enquanto ele come eu fico fazendo carinho e ele adora, quando ele me vê, ele veem em minha direção... já criamos uma amizade, pode-se assim dizer... rs
    Ele vive solto mesmo, dorme no lugar onde guardamos moerões, lenha... e não aparo os pelos nem nada, ele vive livre mesmo, do jeito que ele é, silvestre!

    Se o quintal for bem cercado, o coelhinho pode ficar solto, acho que é melhor pra ele, o daqui de casa fica comendo as folhinhas das plantas também..

    ResponderExcluir
  8. adorei as dicas. meu vizinho tem um coelho que virou amiguinho de uma das minhas gatas, é bem engraçado vê-los juntos brincando. uma coisa que fiquei em dúvida: coelho pode comer ração de gatos? pois ele como a ração das minhas gatas.

    ResponderExcluir

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...